Nova “viagem a Lisboa” de Wim Wenders, desta vez como convidado especial do Lisbon & Estoril Film Festival

quinta, 15 outubro 2015 02:19 Escrito por 

"O estado das coisas" (1982), "Até ao fim do mundo" (1991), "Viagem a Lisboa" (1994). Estes três filmes de Wim Wnders têm um dominador comum: foram parcial ou totalmente rodados em Lisboa.

A ponte artística de Wenders com o nosso país será também tema da exposição: "Repérage de Wim Wenders, Scouting in Portugal", uma visão pessoal em suporte fotográfico sobre a sua forma de sentir o nosso país, através dos contrastes, virtudes e assimetrias que de certo modo encantaram Wim Wenders. Esta será também a oportunidade de apresentar ao público português o seu mais recente filme: "Everything will be fine", um drama protagonizado por James Franco e Charlotte Gainsburg.

O passado não será esquecido nesta nona edição do Lisbon Estoril Film Festival (LEFFEST). Jonathan Demme (Silêncio dos Inocentes – 1991), o multifacetado realizador Norte-americano, será homenageado com a exibição das suas obras de referência realizadas ao longo de mais de 40 anos de carreira. A geração de cineastas Americanos, com origens no fecundo eixo Austin, Texas também terá um ciclo de tributo, no qual serão apresentadas obras de Robert Rodriguez, Richard Linklater, Jeff Nichols, entre outros. Outra homenagem alvo de uma retrospetiva carreira será Luís Miguel Cintra, o Actor incontornável da filmografia de Manoel de Oliveira.

A festa do cinema do LEFFEST continua na competição oficial, com 13 filmes a concurso dos quais o destaque incide sobre "A Montanha", filme do português João Salaviza apresentado no último festival de Veneza e o esperado "Room", de Lenny Abrahamson, com Brie Larsson (Short Therm 12) no papel principal. Fora de competição serão exibidos os novos filmes de Terrence Malick "Knight of Cups", "Mia Madre" de Nanni Moretti fará a sua ante-estreia no festival assim como o "Right now, Wrong Them" do realizador Sul Coreano Hong Sang-Soo. Destaque também para "Our Brand Is Crisis", o novo filme de David Gordon Green que entrega os papéis principais a Sandra Bullock e a Joaquim de Almeida.

A programação destes 10 dias de festival (06 a 15 de Novembro) garantem a presença de figuras relevantes do cinema internacional e sobretudo procurara expandir a temática do cinema para reflexões sobre o seu papel e a sua relevância num mundo em acelerada desvinculação de convenções sociais e artísticas. Esta será uma festa que se irá dividir entre Centro Cultural de Cascais, Casa das Histórias Paula Rego, Casino Estoril, CCB, cinemas Medeia Monumental e Nimas, Cinemateca Portuguesa, Mãe d'Agua e o Teatro Nacional D. Maria II. Esta polivalência de espaços de exibição permitiram segundo a organização uma flexibilidade e uma dinâmica interativa dos espaços e cidades com o público.

Modificado em quinta, 15 outubro 2015 04:55