Monstra: chega e instala-se no cinema São Jorge em Lisboa

quarta, 15 março 2017 23:56 Escrito por 
Monstra: chega e instala-se no cinema São Jorge em Lisboa D.R.

O Festival de Animação Monstra chega nesta quinta feira a Lisboa , com a sua Monstrinha e por cá ficarão até dia 26.

A Itália é o país convidado desta edição do Festival, numa homenagem que inclui sessões de curtas contemporâneas, curtas que marcaram a história do cinema de animação italiano e retrospectivas a grande mestres da animação italiana como Bruno Bozzetto (“Allegro non Troppo”, “Os Sonhos do Sr. Rossi”), Enzo D’Aló (“Pinóquio”) e Julia Gromskaya e Simone Massi.


Nesta edição, a competição internacional de longas-metragens é composta pelos filmes “A Minha Vida de Courgette“, uma estreia absoluta em Portugal, realizado por Claude Barras, que vem à MONSTRA apresentar este filme, nomeado para os Óscares 2017, como Melhor Filme de Animação; “Ludovigo e Luca – A Grande Corrida do Queijo“, realizado pelo norueguês Rasmus A. Sivertsen; “Louise à Beira-Mar“, de Jean-François Laguionie, “Molly a Monstrinha“, de Ted Sieger, Michael Ekblad e Matthias Bruhn; “The Anthem of the Heart“, do japonês Tatsuyuki Nagai; e “Window Horses – A Epifania Poética Persa de Rosie Ming“, uma produção canadiana realizada por Ann Marie Fleming.


A competir pelo Prémio Vasco Granja / SP Autores, estarão 13 curtas portuguesas, produzidas no ano de 2016, por realizadores como Joana Toste, Pedro Serrazina, Filipe Abranches, Jorge Ribeiro, Pedro Brito, Paulo D’Alva e António Pinto, entre outros.

Na secção Históricos, vai ser exibido o galardoado filme “Persepolis“, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, que em 2017 completa 10 anos, assim como “Chronopolis“, de Piotr Kamler, e “Max Co.“, de Samuel Guillaume e Frédéric Guillaume.


O filme “A Tartaruga Vermelha“, o mais recente de Michael Dudok De Wit.
Bill Plympton, que no ano passado teve na MONSTRA uma retrospectiva da sua e que nos mostrou excertos do seu novo trabalho, apresenta nesta edição de 2017 o seu mais recente filme “Vingança“, uma estreia absoluta no nosso país.