V.F.de Xira Mostra de trabalhos candidatos aos Prémios Concelho e Tauromaquia

sexta, 03 fevereiro 2017 17:52 Escrito por 
V.F.de Xira Mostra de trabalhos candidatos aos Prémios Concelho e Tauromaquia D.R.

Os trabalhos candidatos aos Prémios “Concelho” e “Tauromaquia” da BF16 – Bienal de Fotografia 2016 – estarão patentes ao público a partir deste sábado, 04 de Fevereiro, no edifício do Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira (Rua Luís de Camões).

Ao todo serão apresentados até seis trabalhos de cada um dos concorrentes seleccionados para esta exposição, 10 dos quais se candidatam ao Prémio “Concelho” e cinco ao Prémio “Tauromaquia”.
A selecção esteve a cargo de um Conselho de Curadores composto por Fátima Faria Roque, João Duarte, João Paulo Serafim e Jorge Carvalho.


É a fase final da última edição do único evento cultural nacional exclusivamente dedicado à Fotografia portuguesa e uma das iniciativas fortes da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que apostou, desta feita, na renovação. Este términus corresponde à segunda fase da vertente de concurso, com enfoque nas características que mais identificam o Concelho. Surge depois da vertente curatorial e da primeira fase de premiação, de Tema Livre.


Sob a curadoria geral de David Santos, a BF16 trouxe uma nova dinâmica à vertente de prémio e implementou um ambicioso programa curatorial.
Este programa , com o tema “Arquivo e Observação”, apresentou trabalhos de 30 artistas em 15 pontos diferentes da cidade.


Nomes como Daniel Blaufuks, José Maçãs de Carvalho, José Pedro Cortes, Patrícia Almeida, João Tabarra, Nuno Cera, Pauliana Valente Pimentel, João Onofre, Ana Rito, Vítor Pomar e João Grama, compuseram a proposta.


Entre Novembro’16 e Janeiro’17, também no edifício do “Celeiro da Patriarcal”, estiveram patentes os trabalhos dos nove finalistas seleccionados para a vertente de Prémio (tema livre), de um total de 93 candidaturas. O vencedor – anunciado a 16 de Dezembro -, com a instalação de poesia e fotografia “Terra morta”, foi Rui Dias Monteiro.


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promove a BF desde 1989, com o objectivo de promover a fotografia enquanto expressão artística, tendo ao longo do seu percurso adquirido um lugar único de referência nacional.