“Paisagem – Corpo – Paisagem” em exibição no Silo-Espaço Cultural

sábado, 18 fevereiro 2017 20:56 Escrito por 
“Paisagem – Corpo – Paisagem” em exibição no Silo-Espaço Cultural D.R.

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping inaugura neste 18 de Fevereiro, a Exposição “Paisagem – Corpo - Paisagem”, da autoria do artista plástico Domingos Loureiro.

Patente ao público até dia 19 de Março, a mostra é composta por cerca de 15 trabalhos que vão estar expostos nos dois pisos do Silo-Espaço Cultural cujo trabalho é resultado da mais recente investigação de pintura que Domingos Loureiro realizou.
Corresponde a uma relação espácio-temporal em que a experiência da paisagem é recuperada e revisitada através da activação emocional imposta pelo uso de um constrangimento.

Em termos técnicos para a elaboração de todo o trabalho apresentado na exposição “Paisagem – Corpo – Paisagem” o autor optou por pinturas realizadas no reverso de uma superfície vítrea, “em variações de azul que sugerem paisagens naturais onde se evidencia uma marcação gestual muito vincada.” , lê-se na nota de imprensa

Segundo o artista, Domingos Loureiro, “esta exposição resulta de uma selecção de obras realizadas pelo autor no âmbito do doutoramento em pintura sobre o tema Sublime e Constrangimento. É muito gratificante ter nesta mostra trabalhos tão distintos e únicos que oferece ao visitante uma leitura da paisagem intrínseca ao corpo, que se reconstrói com o corpo”.

Domingos Loureiro, mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, expõe o seu trabalho desde 2001 não só em Portugal, mas também em diversos países como Estados Unidos da América, Japão, Bélgica, Suíça, Alemanha, entre outros.

Participou em eventos como ARCO-Madrid, ArtBrussels, NEXT_Chicago e VOLTA NY, tendo recebido ainda diversos prémios na área da pintura, como por exemplo o Prémio Dr. Gustavo Cordeiro Ramos, da Academia Nacional de Belas Artes, em 2013.

Com entrada gratuita no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0), a Exposição de Pintura “Paisagem – Corpo – Paisagem” pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 12:30 às 20:00 e, aos fins de semana, das 12:30 às 22:00.

As exposições no Silo-Espaço Cultural inserem-se na Política de Arte Pública da Sonae Sierra, a qual se propõe a fomentar a criação artística e respectiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as mostras de Arte induzem efeitos positivos a quem as contempla e usufrui da sua presença., termina a nota de imprensa.