Museu Nacional Soares dos Reis acolhe ciclo de cinema sobre Amadeo de Souza-Cardoso

sexta, 10 março 2017 19:07 Escrito por 
Museu Nacional Soares dos Reis acolhe ciclo de cinema sobre Amadeo de Souza-Cardoso D.R.

O Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), no Porto, inicia no domingo e estende até 30 de Março um ciclo de cinema dedicado ao artista Amadeo de Souza-Cardoso e ao Jardim Passos Manuel, entretanto demolido.

O ciclo, organizado pelo MNSR em parceria com a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Passos Manuel, pretende “celebrar a convivência do cinema com a exposição de Amadeo de Souza-Cardoso no Porto, em 1916”, descreveu o museu.

Entre os filmes, destaque para “O Debute de um Patinador”, de 1914, que “emerge recentemente dos arquivos da Cinemateca para dar um retrato bem vivo do salão de festas onde Amadeo expôs as suas polémicas obras há 100 anos e do ambiente global do Jardim Passos Manuel, entretanto demolido”.

A directora do Museu Nacional de Soares dos Reis, Maria João Vasconcelos, explicou à Lusa que as sessões, que acontecem no domingo e a 16, 23 e 30 de Março, se configuram como “uma reflexão sobre a época, o próprio cinema e as relações com a cidade”.


No ano passado, a mostra “Amadeo de Souza-Cardoso/Porto Lisboa/2016-1916”, criada como forma de evocar as exposições realizadas por Amadeo há 100 anos e que provocaram escândalo e polémica devido à incompreensão das estéticas de vanguarda, atraiu mais de 40 mil visitantes ao MNSR antes de ser exposta no Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado.

Partindo da exposição de Souza-Cardoso no Porto, em 1916, o ciclo até podia ter avançado “logo a seguir à exposição em Lisboa”, mas o “desfasamento” tornou-se numa oportunidade de “falar do Amadeo mais algum tempo”.

Modificado em sábado, 11 março 2017 10:35