Paula Rego: “Histórias & Segredos” a exposição que revela a alma da artista

sexta, 07 abril 2017 00:44 Escrito por 
Paula Rego: “Histórias & Segredos” a exposição que revela a alma da artista D.R.

Com curadoria de Nick Willing e Catarina Alfaro, a exposição inaugura pelas 17:30 do dia 07 de Abril estando patente ao público até 17 de Setembro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

São cerca de 80 obras (pinturas e desenhos) de Paula Rego e do marido Victor Willing, que foram apresentadas e explicadas pelo filho de ambos Nick Willing.

Algumas obras como é o caso das relacionadas com “A Depressão” são apresentadas pela primeira vez ao público.

Esta exposição complementa o filme “Histórias e segredos” que Nick Willing realizou e que foi apresentado na Fundação Gulbenkian.Trata-se de um registo e a divulgação de sentimentos e emoções íntimas de Paula Rego que fazem entender melhor o trabalho da artista.

O pensamento artístico de Paula Rego constrói-se a partir da realidade vivida e das sensações que essa realidade lhe provoca.


É pois uma exposição que talvez posamos considerar biográfica porque em cada obra está um pedaço da vida de Paula Rego.
Por outro lado conhecer e “VER” a obra pelos olhos do filho, ajuda-nos a perceber cores, temas, posição de corpos e sobretudo o tom escuro das suas obras e mais a escolha dos temas que retrata nas telas.


Para além das suas obras mais marcantes como “O Pescador”, “O Crime do Padre Amaro”, a série “Mulher Cão”, ou a série sobre o aborto a série sobre “A Depressão” pela primeira vez apresentada ao público, como atrás dissemos, 12 obras datadas de 2007,foi criado um atelier de Paula Rego com objectos pessoais da artista.

Modificado em sexta, 07 abril 2017 14:52