Antigo Cinema Europa reabre como espaço de Cultura até final do mês

domingo, 09 abril 2017 17:30 Escrito por 
Antigo Cinema Europa reabre como espaço de Cultura até final do mês D.R.

O antigo Cinema Europa, em Lisboa, vai reabrir até ao fim do mês como biblioteca e espaço cultural.

O antigo Cinema Europa, em Lisboa, vai reabrir até ao final do mês como biblioteca e espaço cultural, depois de a inauguração ter estado prevista para o Outono, anunciou o presidente da Junta de Campo de Ourique.


A Câmara de Lisboa adquiriu em 2014 o piso térreo do edifício onde outrora existiu o Cinema Europa, com vista à instalação de um equipamento cultural previsto na candidatura vencedora do movimento SOS Cinema Europa ao Orçamento Participativo de 2009/2010 e delegou competências na Junta de Freguesia, que vai gerir o espaço.


As obras, que estavam previstas arrancar em Junho do ano passado, tinham um prazo previsto de 144 dias e um orçamento de 499 mil euros. Previa-se, então, que a inauguração acontecesse no Outono.


Falando sobre o projecto, o presidente do município, Fernando Medina (PS), considerou que a reabertura do espaço “é uma excelente notícia”, porque “aquele local estava em ruína”.

Inaugurado na década de 1930, o Cinema Europa foi utilizado até 1981 e é um dos edifícios emblemáticos de Campo de Ourique, tendo na fachada uma escultura em alto-relevo do escultor Euclides Vaz.