Cascais celebra os 450 anos de William Shakespeare

terça, 23 setembro 2014 12:09 Escrito por 
Cascais celebra os 450 anos de William Shakespeare D.R.

A vila de Cascais comemora, de 03 a 05 de Outubro, o 450º aniversário de William Shakespeare e traz até ao Centro Cultural de Cascais e à Casa das Histórias Paula Rego os académicos António Feijó, Maria Helena Serôdio, Mário Avelar, Mário Vieira de Carvalho, o encenador Carlos Avillez e Ana Padrão, Lara Beirão da Veiga e Valerie Bradley.

Durante três dias Cascais presta homenagem "à vastidão e profundidade da arte do escritor inglês nascido em 1564, considerado um dos mais influentes dramaturgos do mundo", conforme diz o comunicado de imprensa da autarquia. Canto lírico, conferências, projecção de filmes, declamação de poesia e um excerto da peça Hamlet, com tradução do Rei D. Luís, interpretado por alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais fazem parte do programa.

A este programa juntam-se vários eventos complementares: "Romeu e Julieta – Encontro desencontro", pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, no Auditório Fernando Lopes Graça, uma peça de teatro em luz negra baseada no clássico "Romeu e Julieta" destinada ao público infanto-juvenil, no Museu do Mar - Rei D. Carlos e um espectáculo de poesia "Nas Entrelinhas dos Poemas", para a família, inspirada no conjunto de obras de Paula Rego intituladas "O Quarto de Shakespeare".

Este conjunto de iniciativas proporcionadas pela Fundação D. Luís I e a autarquia "mostram como a obra genial de William Shakespeare tem resistido à passagem do tempo", explica o comunicado. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, "permanecem vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Estudados, encenados e reinterpretados constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo", frisou a autarquia no comunicado.

É indiscutível a influência de Shakespeare na vida cultural portuguesa, traduzido para a nossa língua por personalidades tão diferentes como o Rei D. Luís I, Álvaro Cunhal, Carlos Oliveira ou Vasco Graça Moura entre outros e levado à cena por tantos encenadores de talento como António Pedro, Luzia Maria Martins, Carlos Avillez, Luís Miguel Cintra, Jorge Silva Melo entre muitos outros.

O evento tem entrada livre.

Modificado em quarta, 24 setembro 2014 01:42