Cinema Europa devolvido a Campo de Ourique

sábado, 22 abril 2017 17:04 Escrito por 
Cinema Europa devolvido a Campo de Ourique D.R.

A inauguração, neste domingo, de uma Biblioteca no Cinema Europa marca o início de uma nova “vida” daquele espaço para os habitantes de Campo de Ourique.

No próximo domingo, dia 23 de Abril, pelas 10:00, é inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Pedro Cegonho, uma nova biblioteca municipal no Espaço Cultural Cinema Europa. Esta inauguração conta ainda com a presença da Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

A nova biblioteca que passará a funcionar no renovado e saudoso Cinema Europa “resulta do esforço concertado da população, Junta de Freguesia e Câmara Municipal, no sentido de valorizar o espaço e a sua memória num projeto cultural.”, lê-se na nota de imprensa


A Biblioteca de Bairro que agora nasce em Campo de Ourique resulta de uma parceria com a CML, na medida em que está integrada na Rede de Bibliotecas Municipais, e será gerida pela Junta de Freguesia, respondendo à necessidade de um bairro que harmoniza rejuvenescimento e envelhecimento na sua população. Esta nova biblioteca pretende ser um espaço de Cultura, de Desenvolvimento e de Aprendizagem, Catalizadora da Comunidade, indo ao encontro dos elementos base que fundamentam o trabalho da rede de Bibliotecas de Lisboa, o trabalho da Biblioteca XXI.

Do programa de inauguração consta pelas 10:30 a inauguração de uma exposição de pintura de Lourenço da Câmara Lomelino.

De seguida haverá um concerto com a soprano

Natasha Sibalic, acompanhada pelos violinistas Luis Pacheco Cunha, Matilde Lourenço,Maria José Laginha, a violetista Isabel Pimentel e o violoncelista Varoujan Bartikian, dará um recital

Pelas 15:00 haverá uma leitura de poesia com a participação do Grupo Cultural Campo Vivo e os actores convidados Maria José Baião e João d’Ávila.

Às 16:00 será projectado o filme “As Memórias do SOS Cinema Europa e a festa encerrará com uma performance de Teatro e Poesia pelos alunos de Teatro da Universidade Senior da Junta de Freguesia de Campo de Ourique.