Festival ao Largo abre com composições de Mário Laginha, Lalo e Tchaikowsky

segunda, 04 julho 2016 12:47 Escrito por 
Festival ao Largo abre com composições de Mário Laginha, Lalo e Tchaikowsky D.R.

Durante um mês e marcando o início do verão, o Largo de São Carlos e as ruas adjacentes transformam-se numa enorme sala de espectáculos, de acesso livre.

O Festival ao Largo apresenta um cartaz com espectáculos de música, ópera, dança e teatro, num total de quinze apresentações.

Em 2016 assinala-se o 400.º aniversário da morte de Shakespeare e o Festival ao Largo celebra a efeméride, nas noites de 13 e 14 de Julho, com um espectáculo de teatro baseado em "Sonho de uma noite de verão", pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em coprodução com o Teatro Municipal S. Luiz e Teatro Nacional D. Maria II.

A 08 e 09 de Julho a abrir o Festival serão executadas, pela Orquestra Sinfónica Portuguesa dirigida por Cesário Costa, substituindo Joana Carneiro, obras de Mário Laginha, "Mãos na pedra, olhos no céu", a "Sinfonia Espanhola" de Édouard Lalo e a espectacular "Abertura 1812" de Piotr Ilitch Tchaikovski.
Actuará também a

"Arquitectos riscam o céu, operários trabalham a pedra no fascínio pelo caos numa cidade em construção. "Opor-se à espessura destes muros, a insurreição do olhar", frase de um poema de Eugénio de Andrade que dá o tom maior a "Mãos na pedra, olhos no céu", obra de Mário Laginha composta para o filme de João Botelho e estreada em Janeiro de 2001 na cerimónia de abertura de Porto Capital Europeia da Cultura.

Escrita bem mais cedo, em 1874, por Édouard Lalo, a "Sinfonia Espanhola", op.21 é, na sua essência, um concerto para violino com cinco andamentos que Lalo dedicou ao seu amigo e grande violinista espanhol Pablo Sarasate e cujo final apoteótico pretende descrever o frenesim de uma cidade espanhola. O solista será Pedro Meireles.

Ouvida pela primeira vez em 1882, a Abertura 1812, de Tchaikovski, fecha o programa numa outra cidade: a de Moscovo que festeja com sinos e canhões a retirada do território russo das tropas de Napoleão Bonaparte.

Modificado em segunda, 04 julho 2016 12:55