É hoje a Final do Festival da Canção

domingo, 05 março 2017 01:15 Escrito por 
É hoje a Final do Festival da Canção Jornal Hardmusica

Será hoje que do Coliseu dos Recreios em Lisboa sairá a canção que representará Portugal no Festival da Eurovisão que se realiza em Kiev na Ucrânia, de 09 a 13 de Maio.

Os participantes do Festival da Canção 2017 dão tudo por tudo até à final agendada para amanhã à noite no Coliseu dos Recreios.

Os ensaios da grande final do Festival da Canção tiveram início ontem, sexta-feira, no Coliseu dos Recreios.

O voto das canções pelo público teve início logo após a segunda semifinal, encerrando as linhas após a actuação dos oito artistas presentes na grande final.

O júri de sala das semifinais será substituído por sete júris regionais. Cada júri será constituído por três elementos, maioritariamente artistas e músicos bem conhecidos.
Dois dos jurados de quem se fala serão Carlos Mendes e Filipa Sousa: Carlos Mendes representou Portugal na Eurovisão em 1968 e 1972, enquanto a algarvia Filipa Sousa esteve em Baku, Azerbaijão, em 2012.

Os jurados terão votado na sexta-feira com base nas actuações das semifinais. Um porta-voz de cada um dos sete júris dará em directo o seu voto. Estes porta-vozes estarão localizados nas delegações da RTP no Porto, Coimbra, Lisboa, Évora, Faro, Funchal e Ponta Delgada.


Apesar do primeiro ensaio geral ter ddecorrido na noite de sábado, tudo indica que os artistas irão repetir o guarda-roupa usado nas semifinais, por indicação da RTP. Isto não invalida que vejamos algumas alterações na apresentação dos intérpretes.

Por exemplo, em contacto com Pedro Gonçalves, o intérprete da canção n.º 2 afirmou ao EscPortugalL que não vai usar óculos e o cabelo estará solto. "Não vai ser possível agradar a toda a gente, mas quisemos ir ao encontro das opiniões que fomos ouvindo", salientou.


Nas coreografias de palco, também haverá algumas alterações. "Houve aspectos da coreografia que não resultaram tão bem, por isso fizemos alterações", afirmou Pedro Gonçalves, ansioso que chegue a noite de domingo. "Esta semana tem sido incrível!", sublinhou em conversa com o EscPortugal. "Se o Coliseu vazio é lindo, imagino amanhã quando estiver cheio de gente. A partir de agora, só podem acontecer coisas boas", afirmou confiante.


O público também será surpreendido com alterações na apresentação em palco de Fernando Daniel. Se na primeira semifinal o intérprete esteve só em palco, desta vez será acompanhado por músicos.


Salvador Sobral esteve sujeito a uma intervenção cirúrgica após a primeira semifinal, mas afirma que já está recuperado. "Está tudo bem, pronto para subir ao palco do Coliseu", afirmou o artista que conseguiu o maior número de visualizações no youtube nestas duas semanas.

Kika Cardoso está ansiosa. "Ansiosa é mesmo o termo correcto", afirmou bem-disposta ao EscPortugal logo após o ensaio técnico de sábado. "Fizemos pequenas mudanças na coreografia e na harmonia das vozes. Pequenas, mas que irão marcar a diferença", afiançou esperançada.

Contudo, os Viva la Diva fizeram questão de "manter a nossa identidade. Vamos subir ao palco com muita garra e amor", garantiu.