Salvador Sobral vence o Festival da Canção

segunda, 06 março 2017 13:51 Escrito por 

Mesmo ainda recuperando de uma recente cirurgia, Salvador Sobral conquistou o público e o júri no Festival da Canção 2017.

Além de escolher um participante para representar Portugal na Eurovisão 2017, a grande final da 51ª edição do Festival da Canção também foi dedicada a celebrar os 60 anos da televisão portuguesa.

A cerimónia foi conduzida pelas apresentadoras Catarina Furtado e Sílvia Alberto que partilharam o palco do Coliseu dos Recreios com outros grandes nomes da RTP.

Quem também partilhou o palco, chegou a coxear, devido a uma recente cirurgia, teve problemas com o falta de munição no início da canção, mas que mesmo assim não deixou de transmitir a emoção que a letra e a melodia da música exigiam, foi o cantor Salvador Sobral que interpretou a canção escrita pela própria irmã, Luísa Sobral.

A música "Amor pelos dois" já mostrava preferência do público por ter tido quase 400 mil visualizações no YouTube em menos de duas semanas.
Nesta final a sua performance garantiu-lhe o total de 90 pontos, sendo 80 do júri regional e 10 do televoto.

Em conferência de imprensa, Salvador contou que está muito feliz com o resultado e com "as boas repercussões que o festival já proporcionaram à minha carreira".

O cantor também partilhou as dificuldades físicas que enfrentou devido uma intervenção cirúrgica a que se submeteu “logo após a semifinal."
As enfermeiras olhavam para mim e diziam “no domingo você não vai conseguir” e eu consegui.
Foi uma das coisas mais difíceis que tenho feito fisicamente, eu já passei por muita dor, mas quando estou no palco desaparece rapidamente."

Já Luísa reafirmou que "não estava à espera de nada. Nós fomos percebendo que a canção foi tomando vida própria, chegando às pessoas e tornando-se a canção de muita gente."

Quanto à disputa na Eurovisão, a compositora destacou que "o que funcionou neste tema foi exactamente a simplicidade do meu irmão. E ao alterar isso, estaremos a alterar o que funcionou na canção e isso não faz sentido. Por isso vamos manter-mo-nos fiéis àquilo que fez com que a canção fosse bem sucedida". Salvador sublinhou: "vou passar sentimento às pessoas. Vou tentar transmitir a mensagem da canção, fazer com que elas sintam o que eu senti na primeira vez, quando a minha irmã me a mostrou. Porque esta é uma canção linda e as pessoas precisam ouvir esta canção".
Salvador irá representar Portugal com a canção "Amor pelos dois" na Eurovisão 2017 que será realizada em Kiev na Ucrânia, entre os dias 09 e 13 de Maio.

Homenagens

Em paralelo com a competição, a última noite do Festival da Canção 2017 também foi dedicada a homenagear os 60 anos da televisão portuguesa.
Muitos foram os agradecimentos a personalidades importantes como Ruy de Carvalho, Eunice Muñoz e Simone Oliveira que estavam presentes e foram muito aplaudidos pelo público.

Outro dos nomes homenageados, foi o do actor falecido no ano de 2016, Nicolay Breyner. Mereceu uma ovação de pé por parte do público presente no coliseu.
Nesta edição, além dos agradecimentos aos maestros Thilo Krasmann e Pedro Osório, como já tinha sido feito nas semifinais, houve homenagens a Tozé Brito pelas músicas que marcaram os festivais. Muitos outros nomes que fizeram a história da televisão nacional também foram relembrados com grande saudosismo durante toda a programação da noite, como nas palavras de Pedro Lamares e Joana Pais que falavam do passado, presente e futuro da televisão portuguesa.

Desta vez, as músicas que fizeram sucesso no Festival da Canção das décadas passadas, foram interpretadas por nomes portugueses conhecidos, como Rita Guerra, Miguel Ângelo, Susana Felix, Marta Hugon, NBC e Tabanka que juntamente com a Overnight Sensation Soul Orchestra agitaram o público.

Júlio Isidro, que foi o representante do júri nas semifinais, também fez sua homenagem à televisão e comentou que ainda quando criança já demonstrava o fascínio de fazer parte da programação das primeiras transmissões.
Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, também discursou homenageando Francisco Pinto Balsemão, General Ramalho Eanes e ainda todos os funcionários do grupo.

Os Resultados

A votação seguiu sendo o somatória do voto do público e do júri, no entanto, os jurados das semifinais foram substituídos por sete júris regionais. Cada júri foi constituído por três elementos, maioritariamente artistas e músicos bem conhecidos. O resultado da noite foi:

Salvador Sobral – 90 pontos

Celina Piedade – 50 pontos

Jorge Benvinda – 39 pontos

Viva la Diva – 34 pontos

Pedro Gonçalves – 20 pontos

Fernando Daniel – 15 pontos

Deolinda – 14 pontos

Lena D'água - 3 pontos

Internet

Nas redes sociasi as opiniões dos internautas ficaram divididas em relação a grande final do Festival da Canção, muitos colocaram mensagens de apoio ao vencedor da noite e a canção que irá representar Portugal na Eurovisão em Maio. Enquanto que outros criticaram as opiniões dos jurados regionais.

Modificado em segunda, 06 março 2017 15:04