O Outro lado do Paraíso" dá inicio a oitava edição do FESTin

O Outro lado do Paraíso" dá inicio a oitava edição do FESTin

O Outro lado do Paraíso" dá inicio a oitava edição do FESTin Jornal Hardmusica

Filme brasileiro sobre a construção de Brasília e o início da ditadura é o primeiro do FESTin 2017

Esteve presente na cerimónia de aberturada oitava FESTin, o jornalista e escritor brasileiro Luiz Fernando Emediato, autor do livro "Do outro lado do paraíso" que serviu de tema ao filme que foi exibido na primeira noite do festival.


Antes do início do filme, Luiz Fernando compartilhou brevemente com o muito público presente na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, como a história saiu do livro e foi bem retratada nas telas de cinema, além de, com muito bom humor, contar a sua participação na produção do filme: "eu imaginava que eu tinha sido chamado para comandar, mas na verdade eu não mandava em nada. Eles fizeram uma história emocionante no filme, que ficou bem melhor do que a que conto no livro"

“O outro lado do paraíso” é um filme do Brasil de 1964 que vivia um período turbulento, com o governo em crise.

Durante este período, um menino de 12 anos, Nando (Davi Galdeano), narra as aventuras do pai, António Trindade (Eduardo Moscovis), um idealista sonhador, que faz o que pode para conseguir dinheiro para o sustento do lar.

Atraído pelas promessas do presidente João Goulart e pela ampla oferta de emprego, ele sai de Minas Gerais e muda, com a mulher e filhos, para recém-inaugurada e ainda em construção, Brasília.
No entanto, o sonho da prosperidade torna-se um pesadelo com o golpe militar e o envolvimento de António com o sindicalismo.


O filme desenrola-se misturando a vida de Nando e o cenário politico do Brasil daquela época. Ainda que em alguns momentos parece haver duas histórias diferentes no mesmo filme, aos poucos elas vão se mesclando.


Nando, que protagoniza o filme, demonstra grande interesses pela leitura e esta paixão acaba trazendo mudanças na vida do menino e também da pequena comunidade onde agora ele mora com sua família. A paixão pelos livros também desperta interesses políticos e mostra o olhar de uma criança em plena crise de adultos.


Além da existência de momentos de drama, de emoção, de questões políticas brasileiras, o filme também possui algumas discretas cenas de humor e nostalgia que provocaram reações da plateia presente na oitava edição do FESTin.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha