Lisbon & Estoril Film Festival passa a Lisbon & Sintra Film festival

Lisbon & Estoril Film Festival passa a Lisbon & Sintra Film festival

Lisbon & Estoril Film Festival passa a Lisbon & Sintra Film festival Jornal Hardmusica

O Lisbon Sintra Film Festival, uma organização de Paulo Branco e que se realizará em Novembro substitui o patrocínio do município de Cascais pelo de Sintra.

O Lisboa Sintra Film Festival deve realizar-se em novembro, com organização de Paulo Branco, substituindo o patrocínio da autarquia de Cascais pelo vizinho município de Sintra, após 10 edições realizadas na zona do Estoril.

O Lisbon Sintra Film Festival constituirá uma continuação do anterior Lisbon Estoril Film Festival, assumindo ainda valências que ultrapassam um mero festival de cinema, sendo um dos principais encontros dos mais conceituados artistas, escritores, filósofos, realizadores e actores a nível europeu”, escreve a agência Lusa ,citando o protocolo do acordo.


Por seu lado, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, explicou à agência Lusa que o município disponibilizou-se a apoiar o evento, mas redefinindo os valores.

Face à redução das verbas de jogo [provenientes do Casino do Estoril] e por ainda não termos receitas da nova taxa turística dissemos ao Paulo Branco que teríamos de rever os valores do apoio, mas como a Câmara de Sintra ofereceu mais dinheiro, ele optou por ir para Sintra”, explicou.

Segundo a minuta do protocolo a subscrever pelo presidente da câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), e pela Leopardo Filmes, a produtora de Paulo Branco, a organização propôs que o festival “continue a decorrer na circunscrição do município de Lisboa, mas agora em parceria com o município de Sintra”.

“Em Sintra, o evento que decorrerá de 17 a 26 de novembro passa pela utilização não só do Centro Cultural Olga Cadaval, bem como de outros espaços emblemáticos” da vila, refere a proposta do vereador da Cultura, Rui Pereira .


No protocolo salienta-se que o “festival aposta na interligação de propostas culturais diversas, do cinema à literatura, passando pela música e artes plásticas e afirma-se como lugar propício à reflexão e discussão dos temas culturais que marcam a actualidade”.

O município sintrense comprometeu-se a contribuir com um apoio financeiro de 250.000 euros, para encargos com iniciativas do Lisbon Sintra Film Festival, repartido em 175.000 euros após a assinatura do protocolo e outras duas prestações de 37.500 euros até 31 de Dezembro de 2017.


Miguel Pinto Luz disse não condenar a decisão do director do festival de cinema e esclareceu que também a Câmara de Cascais teve de tomar as suas decisões.

O dinheiro não chegava para tudo e por cada evento que se perde, ganha-se outro três ou quatro, como o museu de arte urbana do Vhils, por exemplo. São decisões difíceis mas que têm de ser tomadas”, sustentou o vice-presidente da Câmara de Cascais, acrescentando que a saída do festival do concelho é definitiva.


O director do então Lisbon Estoril Film Festival disse na cerimónia de encerramento do evento, em Novembro de 2016, que a participação do público na 10.ª edição foi “bastante superior” à dos anos anteriores.

Foi uma grande surpresa, sobretudo porque havia filmes difíceis e que, à partida, parecia ser arriscado passá-los”, afirmou Paulo Branco, na gala de entrega de prémios, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.


Os realizadores Jim Jarmusch e Emir Kusturica, o poeta Adonis e a actriz Monica Bellucci estiveram entre os mais de 60 convidados da anterior edição do Lisbon Estoril Film Festival, lançado em 2007, que decorreu em 11 espaços da capital e de Cascais.


Na apresentação da anterior edição do festival, Paulo Branco revelou que o orçamento de 2016 ascendia a 550 mil euros, com dezenas de parcerias e o apoio das câmaras de Lisboa e de Cascais, Turismo de Portugal e Instituto do Cinema e do Audiovisual.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha