FEST começa com 142 filmes a concurso e 30 oradores

segunda, 19 junho 2017 02:38 Escrito por 
FEST começa com 142 filmes a concurso e 30 oradores D.R.

A 13.ª edição do FEST - Festival Novos Realizadores Novo Cinema arranca nesta segunda-feira, em Espinho, com 142 filmes em competição e um programa formativo, com 30 oradores da indústria mundial do cinema, e 500 participantes de vários países.

O filme de abertura do evento será a biografia ”Tom of Finland”, dirigida por Dome Karukoski, baseada na história do artista finlandês celebrizado pelas suas ilustrações da homossexualidade masculina.


Até 26 de Junho, outras dez obras de ficção e documentário estarão a concurso na categoria de longas-metragens, para a qual a organização do festival anunciou "alguns dos filmes mais badalados do momento" - como é o caso de “As You Are”, de Miles Joris Peyrafitte, vencedor do Prémio do Júri do Festival de Sundance e "amplamente considerado o ex-libris do novo cinema independente norte-americano".


Além das restantes 131 curtas-metragens a concurso, o FEST integra ainda uma secção não competitiva que pretende dar a conhecer a obra de novos realizadores do Irão, Grécia, Itália, Polónia e Espanha, assim como vários filmes relacionados com a cultura do surf - esses a exibir especificamente na Praia da Costa Verde, ao pôr-do-sol.


A edição de 2017 do evento integra ainda o FESTinha, uma rubrica especial com "filmes infantis para toda a família", exibidos sempre durante a matiné.

Modificado em segunda, 19 junho 2017 02:53