Ronda dos quatro caminhos foram aos Açores fazer "Sopas do Espirito Santo"

quinta, 16 fevereiro 2017 03:19 Escrito por 

A Ronda dos Quatro Caminhos, lança "Sopas do Espírito Santo", um novo trabalho dedicado à música tradicional dos Açores.

O grupo lança assim o 14º disco da carreira da sua carreira, na continuação das últimas grandes produções editoriais - Terra de Abrigo e Tierra Alantre.
Este trabalho foi composto e pensado com base na Orquestra Regional Lira Açoriana, uma orquestra de instrumentos de sopro e percussão, que integra jovens músicos das Bandas Filarmónicas das várias Ilhas.

Todas elas participam em todos os temas, todos eles populares, com orquestrações dos músicos da Ronda.

Além da Orquestra, participam no disco vários Coros Polifónicos e músicos populares e eruditos de todas as Ilhas do Arquipélago, num total de mais de 300 músicos e cantores.

Neste álbum, a música regional dos Açores é vista "sob a perspectiva das Bandas Filarmónicas e da harmonia coral religiosa e pagã", refere a editora em comunicado.
As Bandas Filarmónicas têm "um papel de grande relevo e destaque na vida comunitária dos Açores", quer "pela formação musical que proporcionam à juventude", quer "pela participação nas festividades religiosas e populares", explicou a editora.

Segundo a Ocarina Music "o mesmo acontece com os Coros Polifónicos", geralmente "ligados à celebração litúrgica", mas também "com um repertório clássico e popular", tendo-lhes sido dada neste trabalho, a par com a Orquestra, "a relevância que na verdade têm e certamente merecem", explicou.

Ler 492 vezes