Bloom - A metamorfose de JP Simões.

quinta, 23 março 2017 23:35 Escrito por 
Bloom - A metamorfose de JP Simões. D.R.

O cantor e compositor português embarca numa nova aventura musical e “Tremble Like a Flower” é o nome do seu primeiro disco.

Dez temas tensos e cheios de luz, confissões que partem de um universo intimista, se expandem e se espalham por paisagens electrizantes e feéricas, desenhando a rota de uma viagem interior que rompe fronteiras e sai a sobrevoar o mundo.


O blues mais primordial e a folk dos anos 60, protagonizada por Dylan, Cohen e Nick Drake, formam a atmosfera que inspirou a composição deste disco.

A introdução de novas afinações, o alcançar de espaços mais vastos, plenos e serenos e um modo de tocar guitarra com um dedilhar percussivo que transpira bossa nova, timbraram a essência e o rumo natural das canções que foram nascendo.

Os arranjos foram compostos em grande parte pelo guitarrista e compositor Miguel Nicolau, dos Memória de Peixe, presente na produção artística até ao fim do processo criativo que se traduziu numa empenhada fusão das referências musicais dos dois músicos.


Não é por isso de estranhar que os arranjos de saxofone nos transportem até Donny McCaslin, as guitarras evoquem os Velvet Underground, os Sonic Culture, Jim O´Rourke ou os Deerhoof e os ambientes, ora abstractos ora paisagísticos nos remetam para as composições de Brian Eno, Robert Wyatt ou António Carlos Jobim.

No final, juntou-se o baterista e compositor Marco Franco e o disco ganhou a pulsação cardíaca certa para respirar em plenitude.

...

Bloom teve a sua estreia absoluta ao vivo no Festival Maré de Agosto, em Santa Maria, Açores, num concerto que contou com a presença de Carlos Bica no contrabaixo. Entretanto já passou pelo Jameson Urban Routes, no Music Box em Lisboa e peloTeatro de Vila Real e o Auditório de Espinho.

“Tremble like a Flower” foi o destaque do Público online de 17 de Novembro de 2016, onde pôde ser escutado na íntegra.

Está disponível no Bandcamp e em edição física através da mesma plataforma.

Ler 287 vezes