Matosinhos iniciou programa de artes plásticas para 2017

Matosinhos iniciou programa de artes plásticas para 2017

Matosinhos iniciou programa de artes plásticas para 2017 D.R.

A Câmara Municipal de Matosinhos deu início à programação para 2017 na área das artes plásticas, com a inauguração da exposição “A coleção habita a casa”, no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.

A exposição, que ficará patente ao público até 21 de Maio, vai incluir obras, entre outros, de Alberto Péssimo, António Carneiro, Ângelo de Sousa, Augusto Gomes, Aurélia de Sousa, John S. Sargent, José Emídio, Rui Anahory, Teixeira Lopes e Zulmiro de Carvalho.

"A mostra, que abre a programação de artes plásticas da Câmara Municipal de Matosinhos em 2017, confere à Casa de Vila Franca o papel principal, tendo as obras de arte sido seleccionadas em função dos espaços que ocupam", realçou a autarquia em comunicado.

A colecção municipal de arte tem sido constituída desde 1950 e pretende dar resposta "à função doméstica de cada um dos espaços a ocupar, tendo como fio condutor a mudança de paradigma nos espaços de representação e de intimidade".

"A exposição percorrerá, refira-se, ambos os pisos do museu que há 21 anos funciona na antiga Casa de Vila Franca, prolongando-se também pelos jardins da quinta que pertenceu aos Santiago. A selecção de obras agora apresentadas confirmará uma vez mais a diversidade, qualidade e versatilidade da colecção municipal", sublinhou a Câmara Municipal.

O vereador da Cultura, Fernando Rocha, afirmou, por seu lado, que "este espólio só adquire total sentido se puder ser visto e desfrutado pelos cidadãos de Matosinhos, sendo esta uma das principais missões do museu".

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha