“De Rubens a Van Dyck” uma exposição para ver no Centro Cultural de Cascais

“De Rubens a Van Dyck” uma exposição para ver no Centro Cultural de Cascais

“De Rubens a Van Dyck” uma exposição para ver no Centro Cultural de Cascais D.R.

Uma exposição de pintura flamenga, com obras de Rubens, Brueghel e Van Dyck, pertencentes à Colecção Gerstenmaier, estará patente ao público partir deste 07 de Abril, no Centro Cultural de Cascais.

"De Rubens A Van Dyck -- Pintura Flamenga da Coleção Gerstenmaier" é o título desta exposição que ficará patente ao público até 02 de Julho.


São 30 pinturas e 37 gravuras de outros artistas flamengos, como Van Thielen, Martin de Vos, Van Kessel, e outros anónimos ou de seguidores de Anton Van Dyck e de Van der Weyden.


Segundo, Gerstenmaier coleccionador alemão, que reside há 30 anos em Madrid, é a primeira vez que apresenta as obras em Portugal.

São obras que retratam cenas religiosas, paisagens e naturezas mortas bem como temas mitológicos, revelando as características da pintura flamenga, como o uso de cores vivas e um especial tratamento da luz.


A Colecção Gerstenmaier, centrada na pintura flamenga, inclui obras desde o século XV ao século XVIII, representando um dos períodos mais florescentes da história da arte.


Nas obras de caráter religioso, as passagens mais representadas são a infância, a paixão ou a vida de Cristo, como é o caso da "Virgen de Cumberland", de Rubens.


Também a natureza morta, um tema frequente na pintura flamenca, está em destaque nesta exposição com elementos como flores, frutas, legumes, vasos, envolvidos por diferentes tecidos e com uma paisagem crepuscular.

Nas composições florais surgem "Jarrão de jardim com flores", de Gaspar Pedro Verbruggen II, e, na mitologia, obras de Hendrik Goltzius, como "As três Graças", ou "Quatro Elementos".

O retrato também ocupa um lugar de destaque na exposição, com obras representando Jean Charles de Cordes e Jacqueline van Caëstre, de Van Dyck.

São duas centenas de pinturas europeias de diferentes escolas, com especial incidência na pintura flamenga, a colecção de Arte de Hans Rudolf Gerstenmaier, presente nesta apresentação apesar dos seus 88 anos.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha