“Fados de Carlos Saura”, uma exposição a inaugurar no Museu do Fado

“Fados de Carlos Saura”, uma exposição a inaugurar no Museu do Fado

“Fados de Carlos Saura”, uma exposição a inaugurar no Museu do Fado D.R.

O Museu do Fado inaugura no próximo dia 20 de Maio, a exposição “Fados de Carlos Saura | 10 Anos” na presença do realizador espanhol.

Entre Janeiro e Setembro de 2007 Carlos Saura realizou, editou e estreou o filme “Fados”, encerrando a sua trilogia das músicas urbanas da geografia ibero-americana.

Músicas de encontros e reencontros. Canções de ida e volta, como sempre gostou de chamar-lhes.


Chamou-lhe “Fados” porque entendeu que o género português encerrava múltiplos universos, suscitando inúmeras leituras e afinidades com outras expressões musicais. Num testemunho pleno de memória e modernidade o seu olhar plural reuniu as vozes de Amália, Lucília do Carmo e Alfredo Marceneiro, Mariza, Carlos do Carmo, Carminho, Camané e Ricardo Ribeiro, mas também de Caetano Veloso, Chico Buarque, Lura, Lilla Downs ou Miguel Poveda.


Dez anos volvidos, no quadro de “Passado e Presente | Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura”, revisitamos a incursão de Carlos Saura pelo universo do Fado através dos seus esboços, pinturas, desenhos, storyboards e filmes, numa exposição em que várias artes de um mesmo artista se combinam para nos refazer o mosaico desta fascinante viagem.


Com curadoria de Carlos Saura e Ivan Dias, em exposição podem ver-se dezenas de “Fotosaurios” especificamente criados pelo realizador para esta ocasião. Recorrendo à técnica de pintura sobre fotografia que desenvolve desde o início dos anos 90, Carlos Saura presta homenagem aos protagonistas de “Fados” – as vozes, os músicos, os bailarinos.


Um filme artístico com imagens dos bastidores seleccionadas pelo realizador, desenhos e storyboards documentando o processo criativo, imagens da rodagem do filme, adereços de actuação e várias câmaras fotográficas construídas por si, ilustram o olhar eclético de Carlos Saura sobre o universo do Fado.


Pintura, desenho, fotografia, ficção, música e dança: todas as artes se cruzam no universo criativo singular de Carlos Saura.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha