Ciclo de Conferências no CCB no âmbito de “Zeus a Varoufakis: a Grécia nos destinos da Europa”

Nos dias 24 de Fevereiro e 03 de Março, no CCB, terá lugar um ciclo de conferências, organizado por Rui Morais e Delfim Leão, em homenagem ao poeta Vasco Graça Moura, antigo Presidente do CCB, e à Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira – “O Perene e o Belo: Ecos da Antiguidade Clássica”.

 


A cerâmica produzida na Grécia Antiga, especialmente os vasos áticos, constituíram sempre, ao longo dos séculos, um motivo de atracção. Ninguém fica indiferente “à perenidade da sua beleza, alguns dos quais verdadeiras obras de arte”. Vários são os motivos representados, com destaque para as ilustrações alusivas a cenas de natureza mitológica e religiosa, ou mesmo da vida quotidiana.

São, assim, verdadeiros mensageiros de arte e de cultura, dignos de qualidade estética mas também como substituto da grande pintura, perdida na sua quase totalidade.


No Museu Nacional de Arqueologia conserva-se uma das mais importantes colecções públicas de vasos gregos em Portugal, resultante de doações várias e de achados realizados em contextos arqueológicos portugueses, apresentada ao público em 2007, no âmbito de uma exposição que apresentava exemplares de várias colecções intitulada Vasos Gregos em Portugal. Aquém das colunas de Hércules, comissariada pela Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira. [António Carvalho]

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade