Salvador Sobral e Luísa Sobral galardoados pela imprensa estrangeira em Portugal

Salvador Sobral e Luísa Sobral galardoados pela imprensa estrangeira em Portugal

Salvador Sobral e Luísa Sobral galardoados pela imprensa estrangeira em Portugal EPA

Os jornalistas estrangeiros em Portugal elegeram Salvador e Luísa Sobral como Personalidades de 2017 (Prémio Martha de la Cal).

Salvador e Luísa Sobral foram considerados pelos correspondentes da imprensa estrangeira como os portugueses que mais longe levaram o nome de Portugal no exterior”, lê-se no comunicado a que o Jornal Hardmusica teve acesso esta manhã.

A escolha da Associação de Imprensa Estrangeira foi justificada pelo que os irmãos Sobral tiveram ao recolocarem “a qualidade e o sentimento como fundamentos para a música popular”.

Os correspondentes afirmaram que Luísa e Salvador se destacaram “num ano em que Portugal conseguiu ocupar um lugar no mundo pelas notícias positivas”, como “a saída do défice excessivo, com a presença de portugueses no mais alto lugar das Nações Unidas e na direcção do Eurogrupo, com a coragem dos bombeiros que lutaram contra as chamas em duas tragédias”.

O anúncio dos vencedores do prémio foi feito durante a festa de Natal da imprensa estrangeira, ontem 19 de Dezembro, nos Paços do Concelho.

Com 27 anos e forte influência do jazz, Salvador Sobral tem uma carreira marcada pela irreverência, pela quebra de cânones da música pop. A sua irmã, Luísa, com 30 anos, pratica uma mistura do soul com o pop e o jazz. Os dois destacaram-se no panorama português a partir da vitória de Salvador Sobral no festival Eurovisão da canção, em que interpretou uma musica composta por Luísa. A vitória de Salvador no Festival da Eurovisão, com a canção "’Amar pelos dois’ – composta por Luísa – fez com que em todo o mundo muitos voltassem a acreditar nas possibilidades das canções de qualidade, com identidade própria, e até mesmo no próprio Festival da Eurovisão”, lê-se no comunicado.

Instituído em 1990, o Prémio Martha de la Cal (Personalidade do Ano) é atribuído a uma personalidade ou instituição portuguesa que mais se tenha distinguido ao dar a conhecer o nome de Portugal pelo mundo fora.

Já foram nomeados o guitarrista Carlos Paredes, Durão Barroso, António Guterres, Francisco Pinto Balsemão, Manoel de Oliveira, a fadista Mariza, o artista urbano Vhils, o actor Joaquim de Oliveira e a desportista Fernanda Ribeiro, entre outros.

A Associação de Imprensa Estrangeira reúne cerca de 60 correspondentes estrangeiros, representantes de meios de comunicação de mais de 20 países.

Nenhuma evento encontrado.
captcha