Chapitô recebe jovens da Escola Projecto Âncora, de São Paulo, Brasil

sexta, 22 setembro 2017 22:56 Escrito por 
Chapitô recebe jovens da Escola Projecto Âncora, de São Paulo, Brasil D.R.

O Chapitô recebe, no próximo dia 01 de Outubro, a Escola Projecto Âncora, de São Paulo, Brasil.

“Projecto Intercâmbio Âncora - Tamera: relações que transformam”. ONG + Escola + Comunidade de Aprendizagem = Transformação Social


Fundada a 23 de Setembro de 1995, Projecto Âncora é uma Associação Civil de Desenvolvimento Social, beneficente, filantrópica e cultural, de fins não lucrativos, que tem como objectivo melhorar a realidade de crianças e adolescentes de baixos rendimentos de Cotia e região, através de experiências educacionais, culturais, artísticas e desportivas que complementem o ensino escolar, além de programas como creche, educação infantil, oficinas e cursos profissionalizantes. “Acreditamos que a educação transformadora é um caminho claro para o desenvolvimento social”., refere a na sua nota de imprensa.


Este projecto já beneficiou directamente mais de seis mil crianças, adolescentes e as famílias em situação de vulnerabilidade social na periferia dos municípios de Cotia, Osasco, Carapicuíba, São Paulo, Embu das Artes.


Em 2012, o Projecto Âncora inaugurou uma escola de ensino fundamental com uma inovadora filosofia educacional, inspirada na Escola da Ponte de Portugal, implantando um modelo organizacional de gestão democrática e uma reorganização das estruturas educativas tradicionais.


A Escola Projecto Âncora, particular e gratuita, passou a somar-se ao trabalho já executado, possibilitando assim o atendimento integral de cerca de 180 crianças e jovens no ensino escolar e proporcionando diversas actividades complementares.
Em 2017, a Instituição passou a oferecer também ensino médio e foi indicada pelo MEC como uma das 178 instituições legais, inovadoras e criativas do Brasil.


Deste modo o Projecto Âncora, englobando desenvolvimento social e aprendizagem escolar básica, pretende contribuir para o crescimento e formação de cidadãos conscientes das suas capacidades para colectivamente formar uma sociedade justa, equilibrada e sustentável, a partir de uma prática educacional acolhedora e participativa na construção de Comunidades de Aprendizagem.

A Instituição está instalada em terreno de 12.000 m² na cidade de Cotia e dispõe de uma infraestrutura com salas de aprendizagem, laboratórios, campo de desportos, circo, biblioteca, cozinhas, pista de skate, refeitório, hospedaria, assim como áreas verdes, arborizadas com árvores de fruto, canteiros de especiarias e uma horta.

Na Escola Projecto Âncora (São Paulo, Brasil), aprende-se de uma forma diferente.
Não há aulas, não há curricula, não há provas, nem matérias divididas por disciplinas.
Aprendemos por meio de sonhos em comum das crianças e adolescentes. Esses sonhos se tornam realidade por meio de projetos de aprendizagem. Aprendemos também por meio da oficina de Circo (sim, nós temos um circo bem no centro de nossa escola, e nele aprendemos demais: acrobacias, números artísticos, persistência, trabalho em equipa, colectividade).


Na Escola Projecto Âncora também temos um circo, um lugar mágico para nós.