Quinze companhias participam no Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Quinze companhias participam no Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Quinze companhias participam no Festival Internacional de Teatro do Alentejo D.R.

De 10 a 25 de Março decorre o quarto Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA) que integra espectáculos de 15 companhias teatrais portuguesas e estrangeiras, alargando-se a oito concelhos da região.

O FITA, que é "o maior festival de teatro em Portugal em termos de território abrangido e número de estruturas e parcerias envolvidas e espectadores", "continua a crescer" e este ano vai abranger oito concelhos, mais um do que na edição do ano passado, disse à agência Lusa António Revez, o director artístico do festival.

O festival, organizado pela Companhia de Teatro Lendias d'Encantar, de Beja, vai chegar este ano aos concelhos de Campo Maior, Serpa e Aljustrel e continuar a "marcar presença" nos de Beja, Elvas, Portalegre, Grândola e Santiago do Cacém, por onde passou na 3.ª edição em 2016, salientou.

A "marca distintiva" do FITA, "assumida desde a primeira edição", em 2014, é "oferecer uma programação de teatro de elevada qualidade e descentralizada" pelo Alentejo, acrescentou António Revez.

Desta forma, explicou, a Lendias d'Encantar quer contribuir para a criação e o desenvolvimento de públicos para o teatro e de um polo de atraccão turística no Alentejo.

Para a 4.ª edição do FITA, a organização recebeu 150 candidaturas, "mais do dobro" do que tinha recebido para a edição anterior, disse António Revez, frisando que "a adesão de companhias portuguesas e estrangeiras surpreendeu" sendo "um indicador de que o festival já é um evento de referência e está a afirmar-se nos panoramas nacional e internacional".

Esta edição do festival, que desta vez não passa em Évora, vai contar com a participação de 15 companhias de teatro, mais uma do que na edição anterior.

Serão oito companhias portuguesas e sete estrangeiras, sendo que cada uma irá participar com um espectáculo e alguns vão ser apresentados em mais de uma sessão.

Entre sexta-feira e dia 25 de Março, o FITA vai oferecer um total de 30 sessões de teatro, sendo que o concelho de Beja irá receber dez, os de Aljustrel, Campo Maior, Portalegre, Santiago do Cacém e Serpa três cada e os de Elvas e Grândola duas.

As companhias de teatro portuguesas que apresentarão espectáculos nesta edição do FITA serão Culturproject, Paulo Lage e Companhia JGM (Lisboa), Um Colectivo (Elvas), Teatro Experimental do Porto, ASTA (Covilhã), AL Teatro (Silves) e Varazim Teatro (Póvoa de Varzim)

As companhias estrangeiras são o Grupo Las Damas (Argentina), Companhia Teatro da Cidade (Brasil), Teatro D' Dos (Cuba), Teatro de la Vuelta (Equador), Proyecto43-2 (Espanha), Teatro Tierra (Colômbia) e Klemente Tsamba (Moçambique).

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha