Salomé Lamas estreia primeira obra para um palco

Salomé Lamas estreia primeira obra para um palco

Salomé Lamas estreia primeira obra para um palco D.R.

A realizadora Salomé Lamas estreia na quarta-feira, em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, o espectáculo “Fatamorgana”, a primeira criação de palco da autora.

Com interpretação principal da actriz Antónia Terrinha e textos de Isabel Ramos, “Fatamorgana” é "uma paródia política" baseada na realidade e protagonizada por Hanan, uma mulher libanesa de 60 anos que vai parar a um museu de cera em Beirute, povoado de figuras da cultura e da política internacional.


Em Fevereiro, quando estreou o documentário “Eldorado XXI”, Salomé Lamas estava já a trabalhar neste espectáculo e contou à agência Lusa que em “Fatamorgana”, Hanan é uma figura ficcional, mas há outros personagens que vão beber "a fontes factuais, a discursos que são públicos".

Hanan "está a tentar interagir com estas figuras e a tentar criar uma linha de nexo sobre este caos", explicou.

No espectáculo estarão representadas figuras como Saddam Hussein, George W. Bush, Vladimir Putin, Donald Trump, Hosni Mubarak, Bashar Al-Assad, Bill Clinton e Recep Erdogan.

Esta será a primeira criação de palco, mas “Fatamorgana” será ainda um filme.

"Fiz 'casting' e 'reperage' em Agosto do ano passado e neste momento procuro financiamento para a produção. É uma produção francesa que poderá ter com coprodução portuguesa", disse Salomé Lamas.

'Fatamorgana' terá apenas duas apresentações - quarta e quinta-feira - no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito da primeira edição da BoCA.

Salomé Lamas tem produzido filmes e obras visuais que tanto são exibidos em sala como em espaços museológicos e galerias de arte, num trabalho híbrido na manipulação da imagem.

A obra da realizadora tem sido selecionada para vários festivais internacionais e estreado cinema em sala, nomeadamente com os documentários 'Terra de ninguém' e 'Eldorado XXI'.

Com direcção artística de John Romão, a BoCA termina a 30 de Abril.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha