“Pasta e Basta”: Uma peça de teatro que convida à partilha

terça, 13 junho 2017 22:38 Escrito por 
“Pasta e Basta”: Uma peça de teatro  que convida à partilha D.R.

“Pasta e Basta – um mambo italiano” “ocupa” o Mosteiro de São Bento da Vitória e convida à partilha de um jantar que é preparado pelo público

E se um convite para se assistir a uma peça de teatro fosse acompanhado por o desafio de cozinhar pratos de todo o mundo e, no fim, poder saboreá-los?

Esta é a proposta de “Pasta e Basta – um mambo italiano”, espetáculo do programador cultural Giacomo Scalisi e que chega agora ao Mosteiro de São Bento da Vitória, integrado na programação do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI).


Trata-se de uma “viagem” culinária e interlinguística que cruza Portugal, Itália, Cabo Verde e Índia para fazer nascer um objecto comum: três pratos de diferentes tipos de massa (tortelli, cappelletti e spaghetti) que têm em si o mundo inteiro.

“Pasta e Basta – um mambo italiano” é uma cocriação com o encenador Miguel Fragata e o escritor Afonso Cruz (que também assina o texto) e faz-se da história de um homem condenado à morte que, a partir da prisão, escreve uma carta à filha que nunca conheceu senão nas sete horas de uma viagem transatlântica. O seu derradeiro pedido é uma última refeição, atravessada por comidas e aromas mestiços, e será aquela que o público irá preparar em conjunto com Giacomo Scalisi e André Amálio para no final ser saboreada num pequeno jantar partilhado.

O criador do projecto assume que “gosta de pensar que comer é parte de um acto colectivo ancestral. No viver actual perdemos o estar juntos, a preparação da comida com as nossas mãos a partir dos elementos base da culinária, esquecemos o comer em conjunto”. Pasta e Basta – um mambo italiano é um “laboratório” culinário que recupera estes valores e procura novas formas de falar da interculturalidade das cidades em que se vive, dos alimentos que se comem. Ou seja, reflectir sobre a nossa vida quotidiana pondo, literalmente, as mãos na massa.

"Pasta e Basta – um mambo italiano" é uma coprodução Cosa Nostra Cooperativa Cultural e TODOS – Caminhada de Culturas e tem a duração aproximada de três horas e meia, desde o momento em que o público é recebido e as suas mãos são, delicadamente, lavadas pelos intérpretes até ao final do “jantar”. O espetáculo é para maiores de 12 anos e começa às 19h30 na quinta e sexta-feira e no sábado (entre 15 e 17 de Junho). No primeiro dia, está agendada uma conversa pós-espectáculo com a equipa criativa.

Pasta e Basta terá uma sessão especial para pais e filhos onde se vai contar uma nova história a partir do ponto de vista da filha do protagonista.
Agendada para as 11:30 de domingo (18 de Junho), o jantar transforma-se num almoço e será preparado um prato diferente, colorido e humorado, que une a família em torno de um mesmo desafio.