Shakespeare de novo no Teatro São João agora com “Macbeth”

quarta, 14 junho 2017 18:23 Escrito por 
Shakespeare de novo no Teatro São João agora com “Macbeth” João Tuna

O Teatro Nacional de São João vai levar à cena “Macbeth “ de Shakespeare, numa tradução de Daniel Jonas e protagonizado por João Reis.

“Macbeth”, de William Shakespeare, vai estar em cena no Teatro Nacional São João (TNSJ) até ao próximo dia 22 de Junho.

Com a encenação de Nuno Carinhas, a peça é protagonizada por João Reis e conta com um elenco de actores conhecidos das mais marcantes produções do TNSJ.

Mas, para quem gosta de se envolver em pleno nas histórias do dramaturgo britânico, há ainda a possibilidade de adquirir o livro Macbeth, que conta agora com a tradução de Daniel Jonas – poeta, tradutor e também dramaturgo –, numa edição única do TNSJ.

A obra integra a coleção de Livros de Teatro, em parceria com a editora Húmus, e está à venda nos espaços do TNSJ, pelo preço de 10 euros.

Segundo Daniel Jonas, esta é uma peça “de uma velocidade vertiginosa, em que praticamente não há fronteira entre verbalizar e fazer”.


O tradutor caracteriza o personagem Macbeth como “alguém tomado por paixões terrenas e extraterrenas, tolhido por uma ideia fixa, lançado para uma viagem sem regresso da qual se arrepende, mas à qual se entrega com toda a bravura militar, numa constante fuga para a frente marcada por uma tentativa trapalhona de resolução de pontas soltas”.

A peça, que estará em cena no TNSJ até 22 de Junho, revela a constante inquietação do protagonista, angústia que está igualmente bem reflectida na tradução de Daniel Jonas.