Manuel Wiborg encena e interpreta “O Homem da Guitarra” de Jon Fosse

terça, 04 julho 2017 23:33 Escrito por 
Manuel Wiborg encena e interpreta “O Homem da Guitarra” de Jon Fosse D.R.

No Teatro Carlos Alberto, no Porto, encerra a temporada de 2016/2017 com “O Homem da Guitarra” do norueguês Jon Fosse, com encenação e interpretação de Manuel Wiborg

Com encenação e interpretação de Manuel Wiborg, acompanhado em palco por Adriano Sérgio, músico e construtor de guitarras, a peça conta a história de um homem que desde criança tinha a ambição de ser guitarrista, mas que com 50 anos de idade sente o peso da amargura e das desilusões da sua vida.

O espectáculo retrata a "curva descendente de um homem até a desistência dos seus sonhos, das ambições da sua vida", contou à Lusa Manuel Wiborg depois de um ensaio para a imprensa.

O actor explicou também que a participação de Adriano Sérgio se deve ao facto de o encenador não saber tocar guitarra, usando assim as habilidades de criação do músico para "por em debate a performance e a ficção".

Para Manuel Wiborg a peça "aplica-se primariamente à classe artística, mas também a qualquer profissão, sobretudo na época em que [se vive] agora de crise económica".


Questionado sobre a escolha do tema, o encenador explicou que conhecia o autor pessoalmente e que um dos motivos foi o tipo de escrita de Fosse, que "escreve como um músico, escreve teatro como um músico escreve as suas canções", dizendo que "as suas peças retratam pessoas simples e normais e não reis".

Sendo o quarto monólogo que faz na sua carreira, Wiborg diz ainda que este "é um monólogo diferente".


O preço dos bilhetes para o espectáculo é de dez euros, sendo que a peça pode ser vista às quartas-feiras e sábados às 19:00, às quintas e sextas às 21:00 e aos domingos às 16:00, ficando em cena até ao dia 16 de Julho.