Companhia belga Peeping Tom leva o festival de Teatro de Almada ao CCB

Companhia belga Peeping Tom leva o festival de Teatro de Almada ao CCB

Companhia belga Peeping Tom leva o festival de Teatro de Almada ao CCB D.R.

A 11 de Julho sobe ao palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, “Moeder”, uma criação da Companhia Belga Peeping Tom, com encenação de Gabriela Carrizo e dramaturgia de Frank Chartier

Moeder não é sobre uma mãe, mas sobre várias mães. Falamos de maternidade, ausência, falha..... A ação tem lugar num museu, mas este também pode ser visto como um espaço de exposições privado, onde estão expostos os retratos e fotografias da família.” ( parte de uma conversa entre Gabriela Carrizo e Batchtrack.com)

“Moeder “(Mãe) é a segunda parte de uma trilogia que se iniciou com “Vader (Pai) e que continuará com “Kinderen” (Filhos).

Num espaço hiper-realista, a dupla de criadores Gabriela Carrizo e Franck Chartier (ela argentina, ele francês, ambos a viver em Bruxelas) propõem, como habitualmente, uma viagem à condição humana.

“Moeder” cruza o teatro, a dança e o cinema, não deixando de lado a acrobacia e o contorcionismo.
Recorrendo à utilização do som numa lógica cinematográfica, que torna presentes ruídos que à partida não ouviríamos, “somos sugados para um vórtice delirante em torno da figura maternal: desde o nascimento ao luto.”

O virtuosismo dos oito intérpretes, de origens bastante distintas, chamou a atenção da crítica Agnès Izrine no La Terrasse: “São absolutamente fora de série, de uma inteligência rara”.

Fundada em 2000 e situada no bairro de Molenbeek, em Bruxelas, a companhia Peeping Tom é dirigida pela dupla Gabriela Carrizo e Franck Chartier. A identidade deste grupo, que se inscreve na corrente da dança-teatro, consiste no hiper-realismo cenográfico, ancorado numa pesquisa artística coletiva. Os seus espetáculos têm atraído um público jovem e o seu impacto tem-se refletido em várias digressões e prémios a nível europeu.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha