“Libertação” encerra trilogia no Teatro Joaquim Benite em Almada

“Libertação” encerra trilogia no Teatro Joaquim Benite em Almada

“Libertação” encerra trilogia no Teatro Joaquim Benite em Almada D.R.

É com o espectáculo “Libertação” que a companhia Hotel Europa encerra a trilogia sobre a descolonização.

O Teatro Municipal Joaquim Benite vai apresentar este espectáculo em antestreia, pelas 21:00 do dia 06 de Outubro, encerrando assim a trilogia iniciada com “Portugal não é um país pequeno” e “Passa-porte”, apresentados nos dias 22 e 29 de Setembro.

Para os criadores de "Libertação", a Guerra das Colónias é “a questão mais traumática da História recente de Portugal”.

Neste espectáculo, a companhia propõe estudar as repercussões dos movimentos de libertação nacional na metrópole, nomeadamente o seu contributo decisivo para a queda do regime totalitário português.

Deste modo, o espectáculo constrói-se não apenas a partir das entrevistas feitas aos participantes na luta pela independência de Angola, da Guiné e de Moçambique, mas também a partir da investigação levada a cabo sobre a guerra colonial e os discursos de figuras como António Oliveira Salazar, Amílcar Cabral, Marcello Caetano, Eduardo Mondelane, Agostinho Cabral, Holden Roberto, Jonas Savimbi e Samora Machel.


Tereza Havličková, uma das criadoras do espectáculo, estudou Dança no Laban Centre, em Londres, e Performance na Goldsmiths University. Interessa-se pela utilização de material autobiográfico nas suas criações e pela exploração multidisciplinar do movimento, do texto e das formas visuais. Integrou o grupo Inprocess Collective – IC e fundou, com André Amálio, a companhia Hotel Europa. Trabalha desde 2013 como actriz, bailarina e produtora na Spitfire Company, em Praga.


"Libertação" tem criação de André Amálio

Intérpretes André Amálio, Lucília Raimundo e Nelson Makossa

Co-criação Tereza Havličková

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha