Como pode fazer feliz o seu gato

Como pode fazer feliz o seu gato

Os gatos, mais do que adaptar-se a uma casa, esperam que seja a casa que se molde aos seus gostos. Convém, por isso, ter um ambiente adequado com vários acessórios para que o seu felino dê liberdade aos seus instintos.

Um arranhador para manter as unhas em forma. Um ambiente familiar adaptado ao gato, onde tenha tudo o que precisa não pode passar sem um arranhador, onde possa afiar as unhas. Trata-se de uma necessidade, dado que o gato é um predador que caça e precisa de ter as suas garras afiadas para subir a lugares altos. Os gatos têm os seus gostos particulares e pode não acertar no na primeira compra. Um truque para a escolha do melhor arranhador é observar os objectos eleitos lá em casa para afiar as unhas. Dessa forma, pode procurar um com características semelhantes. No entanto, muitas vezes acontece que, uma vez que o gato escolha um objecto doméstico para afiar as unhas, não muda. Se assim for, é preferível deixá-lo afiar as unhas no local escolhido, para que não faça em mais nenhum outro sítio da casa. Há um acessório que pode ser um dois em um. O chamado árvore/arranhador, que combina várias alturas para que o seu gato satisfaça o desejo de alpinista e com materiais onde possa afiar as unhas.

Um brinquedo para instigar o instinto de predador. Os gatos gostam de brincar, especialmente, os filhotes. Mas são exigentes. Não ficam satisfeitos com qualquer brinquedo. Existem no mercado brinquedos desenhados especificamente para gatos, mas devemos ter em conta vários pormenores na hora da compra, observando em casa o que ele prefere: os que rolam, fazem barulho ou os materiais, como tecidos, papel ou se ele escolhe peluches.

A caixa da areia colocada num lugar discreto. Este é um acessório que não pode faltar numa casa com gatos: o WC, ou seja, a caixa de areia. O tabuleiro deve ser posto longe da comida e da água e num lugar discreto, onde o gato não se sinta observado quando a usar. A areia é específica, deve ter propriedades absorventes, tanto de odor como de humidade. Normalmente deverá ser reposta habitualmente, assim como limpar a caixa com frequência.Uma cama confortável num lugar tranquilo. Os gatos gostam de dormir e, embora escolham o local da casa onde o façam, deve dar-lhe uma cama confortável, macia, colocada num lugar onde não seja incomodado enquanto repõe energias. Se a cama é do tipo iglu ou fechada, permite ao gato sentir-se mais protegido e desfrutar dos momentos que escolher ficar sozinho.

Uma escova para o pelo. Os gatos gostam de manter a sua pelagem limpa, o que os leva a lamberem-se com frequência, o que significa que parte do seu pelo vai para o estômago. Dar uma ajuda para que se sintam mais confortáveis é tão simples como ter uma escova em casa. Assim, é possível remover a maior parte do pelo solto, evitando que seja ingerido. Em geral, eles gostam e relaxam com a massagem.

Eliminar bolas de pelo do estômago. Quando os gatos se lambem para se manterem limpos, isto implica a ingestão de pelo, que se acumula no estômago, e que tem de expulsar através do vómito ou nas fezes. Há um composto vegetal vendido em forma de pasta que serve para facilitar a expulsão de pelo do estômago. Pergunte ao seu veterinário.

Alimentação adequada para a sua idade, tamanho e estilo. Uma dieta adequada beneficia a saúde. O veterinário é quem melhor pode aconselhar sobre o tipo e quantidade de alimento necessários ao seu gato, dependendo de factores como a idade, o tamanho e o estilo de vida. Ou seja, não se pode alimentar, de igual modo, um bebé de um gato adulto de quatro ou dez quilos. Também a comida para um felino activo, com acesso ao exterior da habitação, pode não ser o mesmo para um gato mais caseiro com um estilo de vida sedentário.

Sempre que precisar de aconselhamento especializado contacte o seu veterinário ou envie um e-mail para geral@veterenario.pt.

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 31 Dez. 2017 17:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

terça, 14 Nov. 2017 10:00 – domingo, 17 Dez. 2017 18:00
Campo Grande 245, Lisboa, Lisboa

captcha