Aura 2017 chega a Sintra com Light Atmospheres

terça, 08 agosto 2017 13:29 Escrito por 
Aura 2017 chega a Sintra com Light Atmospheres D.R.

Sintra apresenta Aura 2017, com Light Atmospheres onde surgem instalações interactivas, performance, passeios ,ciência, video maping

AURA é um evento nocturno, de entrada livre, criado para um ambiente de convívio e festa na vila de Sintra, dedicado à experimentação e experienciação de atmosferas “através de instalações artísticas que recorrem à Luz como meio de expressão, criando momentos e paisagens de espanto, intriga e reflexão”.


Light Atmospheres, o tema desta terceira edição, explora afinidades entre a vila de Sintra e a Arte em Espaço Público. Cada criação está vinculada a um lugar, a um coração, a um acontecimento lumínico, como, por exemplo, uma Aurora Boreal.

Nesta terceira edição, que decorrerá entre 10 e 13 de Agosto, AURA propõe alternativas de (con)vivência e apropriação dos espaços quotidianos através de um percurso de luz criado entre o MU.SA – Museu de Artes de Sintra e a Quinta da Regaleira e que pode ser percorrido entre as 21:00 e as 24:00.

No percorrer deste caminho, residentes, turistas e visitantes “irão viver experiências imersivas, interactivas e contemplativas, podendo interagir ou simplesmente desfrutar das várias projecções de vídeo interactivas, vídeo mapping, instalações lumínicas, performances e um concerto de música do mundo na Sociedade União Sintrense, tudo obra de 20 artistas de cinco nacionalidades (Portugal, Áustria, França, Espanha e Alemanha).


O programa deste ano integra ainda o espaço interactivo de experimentação “CON-CIENCIA | Tudo começa com o que consomes”, que acolhe uma programação científica e artística nas áreas da sustentabilidade energética, investigação digital e lumínica, e terapias de Corpo e Arte em Acção. São ainda apresentadas esculturas ópticas, esculturas cinéticas e bioperformances. Este programa tem curadoria de Maria Rosa Hidalgo/Depaluarte (Sevilha).


Criado e produzido pela Criaatividade Cósmica, com co-produção da Câmara Municipal de Sintra e patrocinado pela Parques de Sintra Monte da Lua, Lda, Fundação Cultursintra, SMAS Sintra e Licor 35, AURA foi distinguido com o selo de qualidade EFFE 2017-2018 (Europe for Festivals, Festivals for Europe) da Comissão Europeia, pelo seu compromisso artístico, abordagem inovadora, envolvimento da comunidade e compromisso europeu e internacional.


AURA apela ao encantamento dos sentidos através de uma paisagem noturna transfigurada pelas suas propostas de ocupação do espaço público, e promove o respeito pela qualidade da noite e do céu, enquanto suportes vitais de existência. refere a nota de imprensa