Mercado Beira-Rio inaugura a 13 de Setembro

quarta, 13 setembro 2017 00:36 Escrito por 
Mercado Beira-Rio inaugura a 13 de Setembro D.R.

Após processo de reabilitação, o histórico Mercado Municipal da Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia, reabre portas agora aliando a gastronomia moderna à tradicional venda de frescos.

O projecto do Mercado Beira-Rio passa a ser gerido pela Fachada Oceânica, empresa constituída pela construtora Lucios, especialista em reabilitação urbana, e pela Legível Puzzle, cujos sócios são a PEV Entertainment, promotor de eventos culturais como o Festival Marés Vivas, e pela Jocalu Higiene Industrial. A exploração do espaço foi concedida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia por 30 anos”., refere a nota de imprensa

No total, o local dispõe de uma área superior a 1.000 m2 e 47 espaços comerciais, dos quais 36 são lojas e 11 são bancas tradicionais de frescos. O projecto origina cerca de 100 novos postos de trabalho e um volume de negócios de cerca de 3,5 milhões de euros.


Com o objectivo de manter viva a tradição dos mercados portugueses, o Mercado Beira-Rio aposta agora numa linha que combina a gastronomia com a tradicional venda de produtos frescos. “Todas as bancas de frutas, legumes e carnes, que ainda se mantinham no edifício, viram os seus espaços melhorados”.


Aos antigos inquilinos juntam-se agora nomes conhecidos da cidade. Estes novos espaços vão disponibilizar uma oferta variada que inclui petiscos portugueses, sushi, leitão, hambúrgueres, bacalhau, comida vegetariana, queijos e enchidos certificados, vinhos ou doces.


O Mercado Beira-Rio pretende também tornar-se num local de realização de eventos culturais.
Música ao vivo, exposições, recitais de poesia e eventos sazonais farão parte de um calendário cultural dinâmico aberto à cidade. O espaço oferece 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior e vai funcionar com horários alargados durante todo o ano.


A inauguração oficial do Mercado Beira-Rio está agendada para as 09:30 do dia 13 de Setembro, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues