Madeira desiste e Loures entra na corrida às “7 Maravilhas à Mesa”

Após a desistência da Mesa da Taberna do Petisco, em Santa Cruz, na Madeira, a Mesa de Loures, promovida pelo município, acaba de entrar na lista de 49 mesas de pré-finalistas na eleição das “7 Maravilhas à Mesa.”

 

O Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, refere que “Foi consciente da riqueza da gastronomia saloia que o Município decidiu candidatar-se às “7 Maravilhas à Mesa”, com a mesa de Loures. E é com enorme satisfação que recebemos a notícia da selecção da nossa mesa como uma das pré-finalistas. Acreditamos que esta distinção irá contribuir para a promoção da nossa região, através da gastronomia única e do vinho excecional que aqui se produz, aliado às experiências culturais e tradicionais que oferecemos no nosso território.”

A gastronomia da região saloia passa assim a fazer parte do leque de mesas a concurso.

“Bucelas era uma região muito procurada pela sua gastronomia, caracterizada por sabores e aromas difíceis de igualar, e pelos vinhos produzidos, sendo região demarcada desde 1911.
O Arroz de Costela com Grelos é uma receita local, com mais de 30 anos, que importa fazer renascer. A produção, na região, de queijo fresco remonta aos anos 60, aqui servido com Arrobe de Arinto”, descreve a Câmara Municipal de Loures na sua candidatura.


A Mesa de Loures é composta por: Arroz de Costela com Grelos; Queijo fresco com Arrobe de Arinto; Vinho Branco Arinto de Bucelas; Território vinhateiro de Bucelas; Igreja Nossa Senhora da Purificação; Museu do Vinho e da Vinha de Bucelas e Festa do Vinho e das Vindimas
.


Recorde-se que as 49 pré-finalistas foram identificadas após votação de um Painel de Especialistas, composto por 77 individualidades nas áreas da gastronomia, vinhos, turismo, educação e jornalismo. Estes especialistas votaram uma lista de mais de 200 mesas candidatas e as mais votadas tornaram-se as 49 pré-finalistas a eleger pelos portugueses.

A desistência da mesa de Santa Cruz na Madeira levou a que fossem repescadas candidatas e por maioria de votação dos especialistas e deliberação do Conselho Científico é a Mesa de Loures que cumpre as normas para fazer parte das 49 pré-finalistas.

A Mesa da Taberna do Petisco deixa de competir nesta eleição por motivos de força maior atribuídos ao promotor da candidatura.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade